terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Dia 41

Terça-feira, fora de horas.


Depois de percorrer (várias vezes) a Worten do Almada Fórum, a Worten do Rio Sul, a Worten do Colombo, não consigo, ainda assim, encontrar um modelo de portátil que satisfaça todas as minhas necessidades. Já na Fnac, a conversa é outra. Mas para isso preciso que a Worten me devolva o dinheiro, e sei que não é politíca deles, por isso devo apresentar um discurso credível baseado em duas coisas: imagem e argumento.

Imagem
É importante apresentar-me como uma pessoa moderna, conhecedor da tecnologia que me rodeia, sendo de certa forma um produto dessa própria tecnologia, alguém para quem a informática não tem qualquer tipo de segredos. A única pessoa que conheço assim, que posso utilizar para base do modelo que pretendo, é Neo, do Matrix.

E frente ao espelho da casa de banho, treino frases chave.
Bem sei que não é a mesma coisa que Neo. Como disse, é apenas um modelo.
Mas estou convicto que passo uma imagem moderna e dinâmica. Ainda mais que dinâmica: aerodinâmica.
Entro na Worten do Almada Fórum com este modelo. Dirijo-me ao balcão e peço ao rapaz para falar com o responsável de loja. O rapaz vai apressado chamá-lo. Enquanto espero consigo ouvir os comentários dos outros clientes: "há pessoas sempre na vanguarda da tecnologia!" e "uau!", ou ainda "demais!". Uma rapariga toca-me no ombro e diz emocionada "quero mamá-lo agora!". Recuso. Gosto muito de ajudar os outros, mas não é altura. Sergio, o responsável de loja, chega finalmente. Olha-me de alto a baixo, e depois, num gesto que não compreendo, saúda-me à maneira nazi. Não quero acreditar. Será possível que não tenha visto o filme? Estará a confundir-me com Herr Flick? Mas esse era coxo, certamente não pode ser esse. Não obstante estou convicto que Sérgio está impressionado com a minha imagem. Dou metade da missão concluída.

Argumento
Começo por estender-lhe a mão e dizer o meu nome "Olá Sérgio, sou o João Lopes". Depois continuo: "Olhe, comprei aqui um portátil há 2 semanas, não fiquei satisfeito com ele e vim devolvê-lo. Na altura deram-me um cartão prenda com esse valor, para que pudesse trocar por outro produto à minha escolha. Mas aqui está o problema: por muito que procure, simplesmente!, não consigo encontrar na Worten um portátil que satisfaça todas as minhas necessidades. Eu sei que a vossa politíca de devoluções não contempla devoluções de dinheiro, mas REPARE, SOU VOSSO CLIENTE HÁ MUITOS ANOS, posso mesmo dizer que estou fidelizado, tenho confiança na marca, aliás, não só eu como a minha familia, fazemos compras nesta loja há muitos anos (1º buraco: a loja sempre foi Vobis, só recentemente passou a Worten), nunca tive uma queixa, nem dos produtos nem do serviço, tudo o que tenho em casa foi comprado aqui, excepto uma máquina de café, e devo dizer que até já estou arrependido (2º buraco: olho à volta e não há máquinas de de café, a loja não vende máquinas de café, nem a Vobis vendia máquinas de café; preciso terminar, em 10 segundos vou autodestruir-me; atalho para o fim), e ainda que não seja procedimento vosso a devolução de dinheiro, peço-vos que abram uma excepção para mim."